Arquivo portalrondonia.com

Lazinho da Fetagro como novo presidente do PT e o fortalecimento da unidade interna para 2018...



RETICÊNCIAS POLÍTICAS  -  Por Itamar Ferreira *

... além da eleição do novo diretório estadual no Estado, serão os principais pontos do Congresso Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), que está sendo realizado neste sábado (6) e domingo (7) em Porto Velho, no Clube do Sintero; com a participação de mais de duzentos delegados/as de todos os municípios de Rondônia.

No Processo de Eleição Direta (PED) realizado em todos municípios no último dia 9 de abril a chapa “Juntos Para Construir”, que apoiou o nome do deputado estadual Lazinho da FETAGRO para presidência do PT, obteve 1.127 votos ou 54,44%; enquanto a chapa “Continuando em Frente”, que defendeu a reeleição de Ton Mariton, o Padre Ton, teve 943 votos ou 45,56%.

A Chapa “Juntos Para Construir” uniu três das quatro principais correntes políticas internas do PT em Rondônia: Construindo um Novo Brasil (CNB) que tem como principais lideranças a ex-vereadora da Capital Fátima Ferreira; os sindicalistas Itamar Ferreira, CUT, e João Anselmo, telefônicos; Movimento PT (MPT) liderada por Lazinho, Anselmo de Jesus ex-deputado federal e Fábio Menezes, presidente da Fetagro; e Articulação Rondônia (ART/RO) com a ex-senadora Fátima Cleide e Edson Silveira.

A chapa “Continuando em Frente” é da corrente política Mensagem ao Partido, que tem como principal liderança no Estado Ton Mariton, ex-deputado federal, atual presidente do PT e vice-prefeito de Alto Alegre dos Pareceis; que teve o apoio do ex-prefeito Roberto Sobrinho e do ex-vereador Sid Orleans, ambos da Capital.

Com isso, os delegados/as da “Juntos Para Construir” deverão sacramentar o nome de Lazinho da Fetagro como o novo presidente do PT em Rondônia, além de constituir a maioria das secretarias da Executiva Estadual da legenda, neste Congresso.

Uma das principais tarefas do novo presidente do PT-RO e da nova Executiva Estadual será reorganizar o Partido em todos os municípios, para as eleições de 2018, visando a Assembleia Legislativa, o Congresso Nacional e o governo do Estado.

Do ponto de vista interna, as prioridades são: promover debates para superar as divergências e construir a unidade de ação; fazer uma gestão partidária mais democrática e descentralizada; e organizar e/ou fortalecer os chamados setoriais, que representam segmentos sociais dentro do Partido.

Os setoriais necessitam ser mais priorizados pelo Diretório Estadual, pois na gestão que está chegando ao fim esta forma de organização partidária interna decresceu. O PT tem setoriais como o de Mulheres, Juventude, Sindical, Cultura, LGBT, Agrário, dentre outros.

* Itamar Ferreira é bancário, sindicalista da CUT, formado em administração e com pós-graduação em metodologia do ensino pela UNIR e formando em Direito na FARO.

read more