Arquivo portalrondonia.com

Amazon provoca prefeito de São Paulo em propaganda sobre muros cinza

"Cobriram a cidade de cinza?", começa questionando o vídeo. Foto: YouTube/Reprodução

   
"Cobriram a cidade de cinza?", começa questionando o vídeo. Foto: YouTube/Reprodução



A gigante no mercado de livros Amazon fez uma provocação ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), em uma campanha divulgada nas redes sociais. Intitulado #MovidosPorHistórias, o vídeo faz referência à decisão do gestor, em janeiro deste ano, de apagar os grafites nos muros da avenida 23 de Maio e substitui-los por tinta cinza como parte da iniciativa chamada de Cidade Linda. O comercial promove o Kindle, leitor eletrônico da marca, e projeta trechos de famosos livros nas paredes de cor neutra.

"Cobriram a cidade de cinza?", começa questionando o vídeo, que também exibe imagens de outros locais da capital paulista como a escadaria da Praça Roosevelt e o túnel Anhangabaú. Em seguida, um projetor reproduz no muro citações de famosas obras literárias, começando por 1984, de George Orwell: "Os melhores livros, compreendeu, são aqueles que lhe dizem o que você já sabe". Também há alusões a produções mais recentes, como Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowlling, como se vê em: "Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver".

A campanha também exibe um trecho do best-seller 50 tons de cinza, de E. L. James, quando a personagem principal diz: "Vou tomar café com Christian Grey e odeio café" e a famosa passagem de Carlos Drummond de Andrade: "Stop. A vida parou ou foi o automóvel?". O vídeo de encerra com a mensagem: "A gente cobriu o cinza de histórias", ecoando a onda de críticas que a iniciativa do prefeito levantou ao apagar as artes da cidade.

read more