Arquivo portalrondonia.com

Sindicalistas recorrem ao Presidente do Senado para evitar privatizações de distribuidoras de energia 0



Representantes e dirigentes sindicais de distribuidoras de energia elétrica, dentre eles o Vice-Presidente da Federação Nacional dos Urbanitários, Nailor Gato, acompanhados do deputado Paulão (PT-AL) e do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) reuniram-se com o presidente do Senado, Renan Calheiros, nesta última quarta-feira (10), para pedirem ajuda para brecar a decisão do governo de Michel Temer de privatizar o  Sistema Eletrobras,  em  especial  das  distribuidoras  de energia.

O caminho para privatização do setor ganhou força no dia 22 de julho, quando os acionistas da Eletrobrás decidiram, em assembleia geral, não renovar as concessões de seis empresas do Norte e Nordeste: Amazonas Energia, no Amazonas; Eletroacre, no Acre; Ceron, em Rondônia; Cepisa, no Piauí; Ceal, em Alagoas; e Boa Vista Energia, em Roraima.

Também está em votação, no Congresso Nacional, a Medida Provisória (MPV) 735/2016, que altera diversas leis do setor elétrico e desburocratizou os leilões de desestatização. A medida atinge os processos de venda de todas as distribuidoras da Eletrobras, entre elas a Celg-D, de Goiás, cujo leilão está marcado para o dia 19 de agosto.

O presidente do Senado propôs o “aprofundamento do debate” e pediu que Paulão e Randolfe fossem interlocutores do grupo no Congresso. O senador Hélio José (PMDB-DF), presidente da comissão mista que analisa a MP 735/2016, participou da reunião e adiantou que fará audiências públicas com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Donizeti Rufino, e com representantes das entidades de classe.

A luta em defesa do setor elétrico estatal é a garantia de um futuro com energia de qualidade e tarifa justa.

read more